terça-feira, 28 de setembro de 2010

YIN-YANG E 5 ELEMENTOS

O termo medicina tradicional chinesa (MTC) é usualmente usado para designar o conjunto de práticas usadas na medicina que se utiliza na China, desenvolvidas ao longo de mais de 5000 anos. A acupuntura é a terapêutica mais conhecida e mais difundida no ocidente, incluindo o Brasil, porém é apeas parte da MTC, e existem outras sete terapêuticas principais:
  • Acupuntura sistêmica, cranial e auricular
  • Tui Na - técnica de massagem
  • Moxabustão
  • Ventosaterapia
  • Fitoterapia Chinesa
  • Dietoterapia Chinesa
  • Práticas físicas: exercícios de respiração e circulação de energia integrados a meditação, como o Tai Ji Quan ou o Qi Gong
Os fundamentos da MTC possuem uma estrutura sistemática e abrangente, de natureza filosófica. Seus princípios estão relacionados aos conceitos de Yin-Yang, teoria dos 5 elementos e a circulaçãoo de energia pelos meridianos do corpo humano. Baseia-se na orbservação dos fenômenos da natureza e sua influência sobre o organismo humano.

YIN-YANG

O conceito de Yin-Yang é provavelmente o mais imporante e distintivo da teoria da MTC. Yin-Yang representam aspectos opostos mas também complementares, ou seja são por princípio conflitantes, porém interdependentes. Só para você ter uma idéia da importância deste conceito para os orientais, a relação entre esses dois elementos é a lei universal do mundo material, o princípio e a fonte da existência de uma infinidade de coisas e a causa básica para o florecimento e o perecimento das coisas..

Tais forças estão em constante transformação, impermanentes, de forma que nada é totalmente Yin e nem totalmente Yang. Para os chineses o apareciemnto das doenças é consequência do desequilíbrio entre essas duas energias, e a partir deste é possível estabelecer o diagnóstico e o tratamento pela MTC.

Na tabela abaixo você pode identificar algumas características Yin ou Yang, opostas e complementares:


Correspondências entre Yin-Yang


Podemos transferir esse conceito ao corpo humano. Uma vez que possuem mais força exterior, força física, os homens por exemplo são mais Yang com relação às mulheres que são mais Yin e apresentam maior força interior. De uma forma geral aquilo que está no alto é Yang: céu, sol, bonito, dia, alto... Yang é movimento, vida, agitação. E os opostos como a terra, a lua, o feio, a noite e o baixo, são mais Yin. Sempre um em relação ao outro.
Se pensarmos em nós mesmo podemos identificar em cada um de nós características que nos tornam mais Yin ou mais Yang.

OS 5 ELEMENTOS

Assim como a teroria do Yin-Yang, a Teoria dos 5 Elementos, também conhecida como 5 Movimentos, constitui a base da teoria da medicina chinesa. Nesta teoria, madeira, fogo, terra, metal e água são considerados os elementos básicos que constituem o mundo material. Um dos primeiros livros que comprei quando iniciei minha formação em acupuntura diz que "a aplicação (dos 5 elementos) na medicina tradicional chinesa consistem em classificar em categorias diferentes os fenômenos naturais além dos tecidos e órgãos do corpo e as emoções humanas, bem como interpretar a relação entre a fisiologia e a patologia do corpo humano e o ambiente natural com a lei do estímulo recíproco, da interação, do exagero e da neutralização dos 5 elementos."

Ou seja, em tudo que nos rodeia o conceito dos 5 elementos está presente, em constante transformação, geração e controle. Em nosso organismo cada órgão ou víscera é classificado dentro de um elemento.
E para que nosso corpo funcione em perfeita harmonia, livre de doenças, é preciso que haja um equilíbrio entre esses elementos. No entanto, na maioria das vezes não é assim que acontece. Fatores externos como calor, frio, vento, chuva e secura, e outros fatores como a nossa alimentação, podem afetar o equilíbrio entre os elementos. Além disso, nossas emoções como a raiva, tristeza, medo, alegria e a preocupação, podem afetar o funcionamento do órgão relacionado e gerar desequilíbrio, favorecendo o aparecimentos das doenças.

Para que você possa entender melhor é preciso conhecer as relações entre os 5 elementos. A figura abaixo  é uma ilustração do círculo dos 5 elementos usada com frequencia, de forma que um elemento gera o outro ao mesmo tempo que se controlam mutuamente.



Disse que cada elemento possui ainda uma correspondência e carrega o conceito Yin-Yang dentro de si. Assim, cada elemento possui um órgão que é considerado Yin por ser maciço, mais interior, acoplado uma víscera, que é considerada Yang por ser oca e mais externa em relação ao órgão. Importante dizer que a fisiologia na medicina tradicional chinesa é diferente da fisiologia da medicina ocidental. Isso significa que a função de cada órgão ou víscera possui significados diferentes para o chinês. Desta forma, além do órgão e da viscera acoplada, cada elmento possui outras correlações, como uma emoção ou um sentimento, uma cor, um tecido do corpo humano, uma estação do ano e até mesmo um sabor.

Veja que interessante o exemplo do elemento madeira: o órgão da madeira é o fígado e a víscera a vesícula biliar. Os dois são influenciados pela raixa ou a ira, que se manifesta pelo grito. O elemento madeira está relacionado com os tendões, a estação do ano é a primavera e o clima que afeta este elemento é o vento. Nosso olhos, o brilho do olhar, a cor e a própria visão, são influenciadas por esse elemento. O sabor que nutre a madeira é o azedo e sua cor é o verde.
Fazendo uma relação com a medicina o desequilíbrio do elemento madeira pode ser causado então por raiva excessiva e pelo fator externo vento. E quando esse elemento está desequilibrado podem surgir sintomas como olhos vermelhos, doenças dos tendões, necessidade ou preferência por comidas azedas, boca amarga e muitos outros.

Veja na tabela abaixo as correlações para os outros órgão e procure fazer o mesmo exercício.





  • Madeira: já dissemos que a raiva afeta a madeira e que madeira é afetada pela raiva. As pessoas madeiras são normalmente tensas, falam alto e se irritam facilmente. Muitos líderes possuem essas características.
  • Fogo: se caracteriza pela alegria excessiva. Não a alegria saudável, mas mais como uma euforia descontrolada, uma agitação e inquietação inclusive mental. Não é a toa que dizemos que "as crianças são fogo..."
  • Terra: a emoção que afeta terra é a preocupaçao, em forma de pensamentos fixos, o excesso de atividade intelectual. Noites acordadas remoendo os problemas... O excesso de estudo para uma prova ou apresentação de um projeto no trabalho, muitas vezes aumenta a vontade de comer doce, que é o sabor do elementos terra;
  • Metal: a emoção relacionada ao metal é a tristeza, e está ligada aos pulmões. Muitas vezes suspiramos quando estamos tristes ou melancólicos. Pessoas com desequilíbrio no elemento metal costumam ter alergias respiratórias frequentes e até mesmo alergias ou coceiras na pele.
  • Água: está relacionada aos rins e a bexiga. A emoção é o medo. Me lembro de um fato curioso que aconteceu com minha tia: num assalto (situação que provaca medo extremo) ela imediatamente teve fortes dores na região dos rins e sentiu a coluna travar. Os idosos são característicos do elemento água, apresentando sintomas como dor lombar, cabelos brancos, dor no joelho.
É claro que toda a filosofia envolvida nesta teoria não se resume à estas poucas linhas. Mas gosto dessa brincadeira de tentar relacionar a nossa vida com os 5 movimentos. Aos poucos aprendemos a identificar características em nós mesmos e em nossos amigos e familiares, e assim podemos tomar atitudes para melhorar nossa condição física, fisiológica e emocional, melhorando inclusive a qualidade de vida.

Faça esse pequeno exercício. Conversaremos em outros momentos sobre cada elemento e sobre o que fazer para melhorar nossa condição energética dentro dos 5 elementos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário